Por que os joelhos são tão vulneráveis?

A verdade é que os joelhos acabam ficando muito expostos, especialmente quando se trata de impactos. Devido a sua estrutura e anatomia complexa, formada por ligamentos, cartilagem e tendões, as chances de diferentes lesões ocorrerem são maiores.

Além disso, é uma articulação com ampla amplitude de movimento, o que permite realizar flexão, extensão, rotação e deslizamento. Tudo isso o torna mais suscetível ao estresse durante atividades físicas. Muitas dessas atividades, incluindo esportivas, envolvem movimentos repetitivos, o que podem causar desgaste gradual nas estruturas do joelho. Esportes de impacto, como corrida, futebol e basquete também expõem os joelhos a tensões repetitivas, aumentando o risco de problemas articulares.

Entre as lesões mais frequentes podemos citar:

– Lesões traumáticas ocasionadas por quedas, colisões, sobrecarga, fraturas e contusões.

– Lesões dos ligamentos, como o ligamento cruzado anterior (ACL) e o ligamento cruzado posterior (PCL), responsáveis por estabilizar a articulação.

– Lesão de menisco que são comuns em atividades que envolvem rotação ou flexão excessiva do joelho.

Vale destacar que existem formas de fortalecer essa articulação e prevenir lesões. A prática adequada de atividades físicas, o uso de equipamento de proteção, exercícios de fortalecimento muscular e alongamento, e o acompanhamento profissional quando necessário são algumas delas.

× Fale conosco