O joelho é uma das articulações mais importantes do nosso corpo, já que é ele que sustenta grande parte do nosso peso. Porém, ele também é um dos mais vulneráveis a lesões que podem ser causadas por diferentes condições do nosso corpo.
Cada uma dessas causas requer um tratamento específico, que pode ser desde cuidados básicos ou até cirurgias. Algumas das diferentes origens para dores no joelho podem ser:
Excesso de peso corporal:
Aumenta a pressão sobre as articulações do joelho, o que pode causar dor e complicações ao longo do tempo. A obesidade também é um fator de risco para a artrose, doença que afeta a cartilagem do joelho.
Quando a cartilagem se perde, os ossos entram em atrito e causam dor, inflamação e deformidade. O tratamento busca aliviar a dor, mas se evoluir para um estágio avançado, pode ser indicada uma cirurgia para substituir a articulação por uma prótese.
Atividade física de qualquer jeito
Pessoas que fazem exercícios físicos intensos, às vezes sem instrução médica ou de um personal, estão em risco de lesões no joelho, como entorses, rupturas de ligamentos ou do menisco.
As lesões podem causar dor, inchaço, instabilidade e limitação do movimento. O tratamento normalmente é feito com repouso e técnicas de fisioterapia, mas pode evoluir para a necessidade de cirurgia de reparação dos tecidos.
Condições médicas variadas
Algumas condições médicas podem causar dor no joelho, como a artrose, a artrite reumatoide e a gota. Essas doenças provocam inflamação nas articulações, que pode levar a dor, rigidez, deformidade e perda de função.
O tratamento vai depender também do tipo de doença, por isso é importante alinhar todos os sintomas com o seu médico. Se apresentar dor no joelho persistente, procure um ortopedista especializado, pois ele poderá diagnosticar a causa e indicar o melhor tratamento para o seu caso.