Atividade física após colocar prótese no joelho: saiba o que está permitido

Quando se fala em prótese de joelho a primeira pergunta que se escuta é: terei que parar minhas atividades físicas? A reposta é não. Claro que existem ressalvas, mas os exercícios servem justamente para fortalecer a musculatura, devolvendo a mobilidade e protegendo a articulação.

O que ocorre, no entanto, é a limitação da capacidade de realizar algumas atividades. Isso é determinado pela condição geral do paciente, o tipo de prótese utilizada e a reabilitação pós-operatória.

O ideal é retomar com exercícios de baixo impacto, como caminhada, pilates, musculação, hidroginástica e natação. Já corridas ou ações que envolvam muita rotação ou saltos, como o futebol, o basquete e o vôlei devem ser evitados. Em alguns casos o paciente até consegue voltar a praticar atividades com alto nível de impacto, porém, essas podem causar o deslocamento ou soltura da prótese, o que leva a dor e a necessidade de troca.

É importante seguir as orientações do médico especialista para evitar problemas. O profissional irá acompanhar o grau de recuperação e assim passar as recomendações específicas.

× Fale conosco