Conheça as características e como identificar a hiperextensão do joelho

As lesões por hiperextensão do joelho ocorrem justamente por conta de um forte impacto ou uma força excessiva na articulação, que é submetida a uma amplitude maior que o movimento normal, provocando a ruptura ligamentar e o surgimento de lesões que chamamos de: Lesão do Ligamento cruzado anterior (LCA), Ligamento cruzado posterior (LCP), Ligamento colateral medial (LCM) e Ligamento colateral lateral (LCL).

Essa frouxidão da articulação é característica da hiperextensão do joelho e quando as lesões ocorrem é comum o paciente se queixar de inchaço, dor localizada aguda, diminuição da amplitude de movimento e instabilidade da perna lesionada.

Qualquer pessoa pode ter uma lesão por hiperextensão, porém, essas lesões são comuns em atletas, especialmente os praticantes de esportes que requerem uma movimentação excessiva da articulação, como é o caso do futebol e do esqui.

É importante que um ortopedista identifique a lesão por hiperextensão para que o correto tratamento seja aplicado. Por isso é preciso se atentar aos sinais, que podem ser estalos ao estender o joelho, dificuldade em apoiar o peso sobre a perna lesionada, calor e vermelhidão na região. Além disso, exames de imagem podem ser solicitados.

× Fale conosco